Programa Mindfulness

03/03/2021 15:22:19

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Programa Mindfulness

O que é Mindfulness?

Mindfulness é a simplicidade em si mesmo. Trata-se de parar e estar presente, isso é tudo. É uma habilidade que desenvolvemos de estarmos mais presentes em nossas vidas, com os outros e com tudo o que nos cerca, em um estado de maior conexão, empatia, aceitação, compaixão, gratidão e alegria.  Mindfulness nos ajuda a perceber nossas próprias necessidades, sejam elas físicas, mentais, emocionais ou relacionais e atuar de maneira mais consciente e gentil conosco, estender às pessoas à nossa volta e ao mundo.

Mindfulness torna possível:

- Desenvolver habilidades como a auto-observação e autopercepção, com melhora da aceitação de características pessoais (qualidades e pontos a aprimorar).

- Impulsionar, nos alunos, o entusiasmo por aprender e melhorar as habilidades de autocontrole.

- Reconhecer seus pensamentos, manejar emoções difíceis e regulação emocional.

- Fortalecer a resiliência, fazer escolhas, resolver problemas e reduzir o conflito entre os pares.

- Desenvolver habilidades sociais positivas como empatia, otimismo, gratidão, esperança compaixão e generosidade.

- Colaborar com os colegas, participar de atos de bondade e gentileza.

- Desenvolver atitude participativa, expandir a consciência social e emocional o que pode melhorar seu desempenho acadêmico.

- Desenvolver o autoconhecimento e fazer conexão com a carreira profissional. 

- Fortalecer as habilidades de ser feliz, produzir o bem comum e sensação geral de bem-estar.

 

Benefícios:

- Redução do estresse, da preocupação excessiva, controle da ansiedade e nervosismo.

- Melhora da qualidade do sono, da imunidade, autocontrole e resiliência emocional.

- Aumento da atenção, concentração, memória, aprendizagem e desempenho.

- Melhora no comportamento, nos relacionamentos, no lidar com desafios e decepções. Maior clareza para fazer melhores escolhas e maior bem-estar em nossas comunidades escolares.

Como o programa será desenvolvido?

O programa é gratuito, composto de aulas semanais e lições sequenciais, com duração de 50 minutos. O envolvimento e o convívio com entusiasmo e alegria é essencial para aliviar o estresse e a ansiedade. Os temas das aulas, apresentados de forma divertida, farão com que os alunos se engajem por meio de dinâmicas, brincadeiras, movimentos, discussões e práticas meditativas.

Para enriquecer os encontros, será incentivado o uso dos chats para que os alunos forneçam um feedback sobre o que estão achando da aula, como estão se sentindo, seus desejos e dificuldades. Para motivar a atenção durante as aulas, num tom mais lúdico, serão feitas perguntas para serem respondidas pelos alunos. Esse pequeno exercício criativo muda a dinâmica da aula e, em outros momentos, vídeos curtos tornam a experiência mais dinâmica e prazerosa.

Mindfulness não é uma terapia e nem a substitui, mas tem efeitos terapêuticos. Com as práticas, pretende-se sair do “piloto automático” e estar consciente do que está acontecendo conosco e ao nosso redor, sem pré-julgamentos. Os resultados desejados dependem das práticas regulares com uma lógica muito simples, equivalente à “academia de ginástica”, que chamamos de práticas formais e informais, para desenvolver o nosso “músculo da atenção”.  A estratégia é que as famílias se envolvam nas atividades de casa e pratiquem juntos. Esse envolvimento criará um ambiente tranquilo e assim, todos poderão fechar o dia com espírito de gratidão, sentindo-se calmos e energizados, tornando os momentos agudos um pouco menos difíceis.

Objetivos

O programa Mindfulness do Colégio Objetivo propõe duas reflexões importantes 

  1. E se empatia, gentileza, bondade e compaixão fossem ensinadas nas escolas, da mesma forma que Matemática ou Literatura?
  2. E se os alunos aprendessem a prestar atenção não apenas nas lições, mas também nas suas próprias emoções? 

 Por que as emoções são importantes nas escolas?

"Os circuitos cerebrais importantes para o aprendizado socioemocional interagem com os circuitos importantes para o aprendizado cognitivo. Portanto, se alguém está ansioso, estressado ou emocionalmente desequilibrado, isso tem efeitos deletérios no circuito para outros tipos de aprendizado".

Dr. Richard J. Davidson - Cientista, fundador  e diretor do Center for Healthy Minds – Universidade de Wisconsin – Madison University – EUA

A intenção do Programa Mindfulness do Objetivo vem ao encontro de práticas e conceitos dos Itinerários Formativos da BNCC -  Base Nacional Comum Curricular. Atende a três Competências Gerais (8, 9 e 10), permitindo a formação de uma cultura de convivência respeitosa, solidária, compassiva e pacífica entre as pessoas, em três dimensões de transformação:

BNCC - Base Nacional Comum Curricular

Mindfulness – Habilidades que serão desenvolvidas

Competência 8 - Autoconhecimento e Autocuidado. Conhecer-se, compreender-se na diversidade humana e apreciar-se, para cuidar de sua saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

Intrapessoal, autoconhecimento, autogestão e habilidades atencionais: desenvolver a atenção plena, conexão, reflexão e aguçar os sentidos;  autoconhecimento, autoconsciência, autoestima, autocompaixão, autocuidado - cuidados com a saúde, bem-estar e o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo. Mindfulness no mundo real e conexão com a carreira profissional.

Competência 9Empatia e Cooperação. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, para fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade, sem preconceitos de qualquer natureza.

Interpessoal, habilidades de relacionamento e habilidades atitudinais: aprender a fazer escolhas, agir e externalizar comportamentos. Exercitar a atitude da gentileza, empatia, compaixão, bondade, alegria, otimismo, gratidão e  diálogo, sem pré-julgamentos.

 

Competência 10Responsabilidade e Cidadania. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, para tomar decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Sistêmica, consciência social, habilidade de regulação emocional, flexibilidade cognitiva e tomada de decisões responsáveis:  como agentes transformadores,  identificar e se responsabilizar pelos impactos sobre si mesmo e sobre o mundo.

Alguns depoimentos de alunos:

“Tive o enorme prazer de fazer as aulas de Mindfulness e fico imensamente grata. Mantenho a prática diária e Mindfulness realmente mudou minha vida, para melhor.” (Aluna 1º EM Praia Grande)

“Na minha opinião, Mindfulness é essencial. Aprendi a ser mais produtiva, meus estudos renderam mais e diminuiu muito a minha ansiedade. A professora era muito atenciosa, carinhosa e cuidadosa. Escutava todos os alunos, dava ótimos conselhos e seus slides eram impecáveis. Mindfulness teve um efeito extremamente positivo, me ensinou a importância do autoconhecimento. Hoje não consigo ficar sem fazer as práticas de Mindfulness.” (Aluna 1ºEM Ponta da Praia)

“Principalmente nesta pandemia onde o mundo todo virou de cabeça prá baixo, Mindfulness ajudou a me acalmar e a relaxar. Os assuntos que nós falávamos em aula eram muito pertinentes no momento. Eu aprendi a me conhecer mais e ter controle das minhas emoções, saber a hora que eu tenho que relaxar e me concentrar nas minhas coisas. Obviamente ainda tenho que trabalhar muita coisa em mim, principalmente na respiração, mas o Mindfulness me ajudou muito.” (Aluna 2ºEM Ponta da Praia)

“Muito legal a escola proporcionar este projeto para nós. Muitos alunos deveriam fazer para melhorar o desempenho escolar e levar esses ensinamentos para a vida.”  (Aluna 2ºEM Ponta da Praia)

“Mindfulness ajudou demais. Pratico Mindfulness desde o 1º ano do Ensino Médio (2018), estou no 3ºEM em 2020 e percebi o quanto eu havia mudado. Mindfulness desacelera minha mente e agora aprecio o mais singelo dos cheiros, a mais fraquinha das chuvas... Dentro do meu quarto, da minha casa, fui forçada a desfocar minha visão da janela, que mostrava o vasto mundo... e a olhar para dentro, para perto, prá dentro de mim... como o banho quente era precioso, as dobras dos meus cobertores, as rachaduras - até então invisíveis - de infiltração no teto, como minhas unhas estavam machucadas e como meu corpo implorava por atenção...

Tive que aprender a respirar fundo, e o fiz. Aprendi a aceitar a imperfeição, a dor e entendê-las ... e a não me julgar por sua presença. Aprendi que elas vieram por um motivo, e que fizeram algo em mim, mas que deviam ir embora...  Que tudo, das menores partículas da minha vida de múltiplos ciclos de vinte quatro horas – das quais aproveitava bem menos que seus sessenta minutos de sessenta segundos cada – era válido, era precioso e importava. Que a percepção das coisas importava.

Desde então, perdi 7.5kg sem dieta, diminuí consideravelmente minhas crises de ansiedade, vivi mais tranquilamente, comecei a gostar de pequenas tarefas do cotidiano, como dobrar roupas e acessar todas as memórias que elas traziam pelo cheiro, textura e cor... Eu teria surtado completamente, sem a ajuda de alguns elementos de 2020... dentre eles, Mindfulness!“ (Aluna 3º EM Conselheiro)


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